Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Blog do Mulheres de Esperança

Reconciliação

Por Susie Pek

18/02/2022, às 17h52 | Conteúdo atualizado em 18/02/2022, às 17h55

Relacionamentos embelezam a vida, dão sabores aos nossos dias e nos deixam de cabelo em pé! Não é bem desse jeitinho? É bom demais ter gente nas nossas vidas. É incrível poder dividir os fardos, compartilhar os risos, enxergar a vida por outros olhos e ser desafiada pelas pessoas ao nosso redor. Quanto crescimento há na convivência com amigos e familiares. Enfatizar o lado maravilhoso das nossas relações afetivas é fundamental, especialmente quando as coisas esquentam e parecem anuviar o encanto dos relacionamentos. Sabemos que a vida real é repleta de brigas, desentendimentos, dissensões e quebras. Mesmo entre as pessoas mais chegadas!

 

A parábola do filho pródigo aborda um rompimento familiar. O filho mais novo pediu sua parte na herança e pôs o pé na estrada. Viveu como se não houvesse amanhã e acabou sem nada. Para piorar as coisas, houve uma grande fome na região onde estava, então, para tentar sobreviver pediu emprego para alimentar os porcos e nem assim tinha o que comer. Quebrado e envergonhado, ele lembrou que os servos de seu pai tinham comida e decidiu dar um passo em direção à reconciliação. Entendia o que tinha feito e estava disposto a se humilhar e não mais ser tratado como filho!  Voltou para casa do pai e para sua surpresa foi recebido cheio de compaixão, beijos, abraços e uma festa especial! Ele disse pro pai que tinha pecado contra ele e não era mais digno de ser chamado seu filho. Isso não impediu que o pai colocasse o anel em seu dado e o identificasse como filho, a despeito de seus erros. Havia abundância de perdão e um desejo enorme de restauração no coração daquele pai.  O filho mais velho presenciou tudo e ficou magoado. Talvez, inconformado não apenas por nunca ter recebido uma festança, como também, por notar que os atos absurdos do irmão tinham sido perdoados com tanta facilidade.   Que história rica e cheia de lições. A protagonista, sem dúvida é a reconciliação. Como é bom poder dar e receber esse presente. Mas, o que dizer da atitude irritada do irmão mais velho? Aprendemos com ela também.

 

Seu comportamento me faz pensar em nossas próprias reações. É muito provável que diariamente tomemos conhecimento de relacionamentos que se deterioraram a ponto de chegar a um rompimento, aparentemente definitivo. Contudo, para nossa surpresa, com o passar dos anos, há arrependimento real de um lado e perdão abundante de outro, o que abre a porta para uma nova história. Que cada restauração presenciada seja fonte de inspiração!

 

No amor do Senhor,

 

Susie Pek - Coordenadora do Mulheres de Esperança RTM Brasil, América Latina & Caribe

Compartilhe