Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

Solitários e com saudade: um retrato dos brasileiros em tempos de pandemia

Por Lucas Meloni

05/03/2021, às 10h12 | Conteúdo atualizado em 05/03/2021, às 10h23

Os brasileiros são o povo que mais se sente solitário no mundo. É o que aponta uma pesquisa feita pelo Instituto Ipsos, que ouviu 23 mil pessoas em 28 países entre 23 de dezembro de 2020 e 8 de janeiro de 2021. De acordo com o levantamento, a metade dos mil entrevistados no Brasil disse se sentir sozinho com alguma frequência. 

 

O que mais chama a atenção no estudo, divulgado nesta quinta-feira (4), é que os 50% de entrevistados que responderam que se sentem solitários “muitas vezes”, “frequentemente” ou “sempre”, 52% deles disseram que o sentimento de solidão aumentou no último semestre. Em geral, 21% afirmaram que o estado de solidão pode impactar a qualidade da saúde mental deles no futuro. Para os pesquisadores, a pandemia foi a grande responsável pelos indicadores.

 

Além dos brasileiros, outros povos se destacam pelo nível de sensação de solidão. O segundo lugar ficou com os turcos (46%). Os indianos vêm em terceiro (43%), dividindo o pódio com os sauditas (43%).

 

E quando bate a saudade?

 

O pastor e psicólogo clínico Kléber Lima, apresentador do programa “Família Hoje”, da Rádio Trans Mundial, explica a relação entre isolamento, solidão e saudade. Para entender mais sobre o assunto, ouça a edição desta sexta (5) do "Família Hoje".

 

Compartilhe