Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

Sem descuidar da saúde

Por Convidado(a)

10/03/2021, às 10h00 | Conteúdo atualizado em 11/03/2021, às 10h42

Mês da mulher, aquela que acumula multitarefas e precisa de energia redobrada para conseguir dar conta de tudo! Para ter essa vitalidade, a alimentação deve ser vista como prioridade para manter a saúde em ordem!

 

Uma alimentação equilibrada e saudável tem papel fundamental na manutenção e recuperação da saúde. Manter um menu balanceado é o primeiro passo para viver bem, contribuindo na prevenção de doenças, aumentando a vitalidade e a disposição para as atividades diárias.

 

Uma alimentação saudável respeita três regras: variedade (quanto mais variada, melhor e maior a oferta de nutrientes diferentes), quantidade (o aspecto quantitativo é importante, pensando em prevenir os excessos que podem levar a obesidade e outras doenças, como hipertensão e diabetes) e qualidade (procurar alimentos naturais, saudáveis, descascar mais e desembalar menos, evitando uso de alimentos processados).

 

Sabia que há uma regra de ouro? Quanto mais colorido e variado estiver o prato, melhor será o equilíbrio nutricional. Isso é oferta de macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas), micronutrientes (vitaminas e minerais), fibras e compostos bioativos benéficos à saúde.

 

Os alimentos fornecem nutrientes com propriedades antioxidantes, que conseguem neutralizar os efeitos negativos dos radicais livres. Com isso, os nutrientes antioxidantes contribuem na prevenção de doenças crônicas (como diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer), além de melhorar a imunidade, deixar a pele bonita e ajudar na longevidade saudável.

 

Alguns exemplos de antioxidantes são: vitamina C (encontrada sobretudo em frutas cítricas); licopeno (em frutas vermelhas como por exemplo melancia, morango e framboesa); selênio (em cereais integrais), antocianinas (frutas e legumes roxos como uva, repolho, ameixa) e ômega-3 (peixes como sardinha, atum e salmão).

 

Na próxima compra, inclua algum alimento diferente e, no mercado mesmo, repare nas cores dos alimentos. Precisa variar mais? Colorir mais? Você está levando para casa mais cascas ou mais embalagens? Lembre-se sempre: Quanto mais próximo o alimento estiver da forma original, como Deus fez, melhor!

 

Deus fez a mulher e viu que era muito bom, e preparou lindos e apetitosos alimentos para servir de nutrição da mulher e de sua família.

 

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter a energia em alta, o peso sob controle e a saúde em ordem! Além da alimentação, outros aspectos não podem ser ignorados: sono de qualidade: dormir cedo, acordar cedo, hidratação adequada, tempo ao ar livre e sol, descanso e lazer, paz de espírito e exercícios físicos.

 

Com tantas novas ferramentas nos é dada a oportunidade de cuidarmos da nossa saúde mesmo em tempos de pandemia. Lembremos que nosso corpo é criação de Deus. Devemos preservá-lo muito bem.

 

Por Eneida Ramos - Nutricionista e colunista do "Mais Saúde", da Trans Mundial.

Compartilhe