Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

RTM explica: como acessar a plataforma do Banco Central e saber se o CPF foi usado por terceiros

Por Beatriz Gonçalves

16/02/2021, às 17h29 | Conteúdo atualizado em 16/02/2021, às 17h32

Informações de mais de 220 milhões de brasileiros foram expostas virtualmente desde janeiro. O vazamento de dados despertou a atenção de consumidores. O episódio envolve a divulgação em massa de nome, Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço, foto, score de crédito, renda e demais informações financeiras.

A ação ilegal tem fornecido espaço para golpes online, como envio de contas falsas por e-mail com nome e endereço completo ou o uso de dados para abrir contas bancárias, realizar PIX e empréstimos.

 

Todavia, o Banco Central (BC) disponibilizou um sistema de fiscalização contra fraudes. A RTM preparou um passo a passo de como consultar. Confira:

  1. Cadastre no site do Banco Central colocando o CPF, data de nascimento e primeiro nome da mãe.
  2. Para validar o cadastro por completo, informe um banco que tenha conta. Essa ação é importante para que o Banco Central compare as informações.
  3. Uma frase de segurança irá aparecer na tela. Copie para ser usada depois.
  4. Em uma nova aba, abra o site de seu banco informado.
  5. Na aba com a página do banco, procure pela opção “Registro” e cole a frase de segurança. Uma senha de seis dígitos da conta corrente será pedida.
  6. Com a validação feita, retorne ao site do Banco do Brasil e conclua o cadastro clicando em “Próximo”.
  7. No site da BC, digite novamente seu CPF, a frase de segurança e sua instituição financeira. A página pedirá para informar um endereço de e-mail e criar uma senha com oito dígitos.
  8. Clique no botão “Concluir credenciamento”. Uma janela irá abrir com a opção “Acessar Registrado”.

 

 Como fazer a consulta?

 

Depois do cadastro concluído, entre no site do Registrado e consulte o histórico. Para fazer o login no site, é só usar o CPF e a senha já criada. “Meus endividamentos”, “Meus relacionamentos financeiros”, e “Minhas operações de câmbio”, são algumas opções oferecidas pela página. É possível gerar relatórios e baixar em PDF. O Registrado leva até dois dias para oferecer o material para download. 

 

Compartilhe