Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

Quatro lições que podem ser aprendidas a partir dos textos bíblicos mais lidos em 2020

Por Lucas Meloni

19/02/2021, às 17h21 | Conteúdo atualizado em 20/02/2021, às 09h00

A Rádio Trans Mundial noticiou, dias atrás, os textos bíblicos mais lidos em aplicativos de Bíblia, de acordo com dados da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). A pedido da RTM, o pastor e apresentador dos programas “Através da Bíblia”, “Entendendo a Bíblia” e “A Palavra em Canções”, Itamir Neves, listou quatro pontos que podem ser aprendidos a partir dos dois versículos. Confira a análise a seguir:

 

Texto mais lido no Brasil – Filipenses 4.6

 

“Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Nova Almeida Atualizada / NAA).

 

1º Deus nos conhece na essência

As preocupações afetam tanto a nossa maneira de pensar quanto os nossos sentimentos. Elas são pensamentos indevidos que ocupam a nossa mente e sentimentos inadequados que ocupam o nosso coração a respeito das situações que enfrentamos no dia a dia.

 

Estudos recentes nessa área indicam que de todas as preocupações que passam por nossa mente, apenas 8% são legítimas. Portanto, reconhecendo que o que a ciência está comprovando hoje, Deus já nos assegurou há muito tempo.

 

2º Aprender a interceder

Se quisermos experimentar a paz que o Senhor nos concede, se quisermos vencer as preocupações, a nossa mente deve estar segura em Cristo. Devemos notar que Paulo não ordenou simplesmente: orem por esse assunto. Ele foi sábio não pedindo isso. Ele usou três palavras para descrever como podemos pedir corretamente: oração, súplica e ações de graças.

 

a.    Oração - A oração é um termo genérico que significa fazermos conhecidas diante do Senhor as nossas necessidades, anseios e alvos. Mas oração não é só pedir. Oração é conversarmos com Deus, é abrirmos o nosso coração expressando nossas carências e necessidades a ele que é onipotente, onisciente e onipresente.

 

b.    Súplica - A súplica não é uma declaração normal de necessidade ou desejo. Não! A súplica não é uma oração superficial, não é despejar nossas questões diante de Deus só para aliviarmos a consciência. Não, de modo nenhum. Suplicar é colocar as nossas necessidades com intensidade diante de Deus. Suplicar é derramarmos o nosso coração, revelando os mais íntimos sentimentos diante de Deus. Suplicar tem a ver com clamor, com anseio, com busca verdadeira para a solução das nossas dificuldades.

 

c.    Ação de graças - E, finalmente, oramos corretamente quando, junto com a adoração e a súplica, apresentamos ao Senhor as nossas ações de graças. Paulo estava convicto de que toda oração deve incluir ações de graças. O cristão deve sentir, como se tem dito, que a sua vida está suspensa entre as bênçãos do passado e do presente. A oração deve incluir as ações de graça, certamente pelo próprio privilégio de podermos orar.

 

Texto mais lido no mundo – Isaías 41.10

 

“Não tema porque eu estou com você; não fique com medo, porque eu sou o seu Deus. Eu lhe dou forças; sim, eu o ajudo; sim, eu o seguro com a mão direita da minha justiça” (NAA).

 

3. Não devemos temer porque Deus está com o seu povo

Não tema. Esse verso é claro em seu significado. Ele é consolador. Foi dirigido primeiramente aos judeus exilados durante seu cativeiro na Babilônia. A ideia é que aqueles que foram escolhidos por Deus para fazerem parte do seu povo não tinham nada a temer. A promessa pode ser considerada dirigida a todo o seu povo em circunstâncias semelhantes. Ela é tão verdadeira agora como era antes, quando Deus escolheu o povo.

 

Porque eu estou com você.  Esta é a razão pela qual eles não deviam ter medo. Deus era o protetor deles, portanto não deveriam ter medo. Se Deus é por nós, quem será contra nós? (Rm 8.31) Que consolo maior nós podemos querer do que a certeza de que Deus está conosco para nos amparar e sustentar?

 

4. Nossa ajuda vem do alto

Eu lhe dou forças. Lembrando de 1Co 10.13, Deus diz com isso: Eu, o seu Deus, agirei de tal maneira que permitirei que você suporte todas as suas provações.

 

Sim, eu o ajudo. Deus confirma a sua palavra protetora. Quando o próprio Deus percebe que, pelas difíceis circunstâncias, a dúvida surge e pressiona o seu povo levando-o a desconfiar de tudo, Deus vem e confirma o seu apoio, a sua ajuda e o seu socorro.

 

Sim, eu o seguro com a mão direita da minha justiça. Novamente Deus reafirma: Eu te sustento com a minha destra fiel. Deus mostra a sua justiça quando defende fielmente seu povo contra as artimanhas e os vários ataques dos homens maus. Portanto, a menção da “mão direita da justiça” refere-se àquilo pelo qual ele mostra que é fiel e justo. Nós podemos entender que este é um consolo notável, afinal, se Deus decidiu proteger e defender seus servos, não devemos ter nenhum temor.

 

 

Compartilhe