Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

Como economizar nas compras de mercado?

Por Beatriz Gonçalves

02/03/2021, às 17h33 | Conteúdo atualizado em 02/03/2021, às 18h19

 

Os alimentos do mercado estão cada vez mais caros. Carne bovina, de frango, suína foram os campeãs na categoria de comidas mais caras. Diante disso, como não pesar o bolso? Planejamento e controle são as palavras-chave para realizar uma compra saudável e barata. Pensando nisso, conversamos com a colunista do “Mais Saúde”, Eneida Ramos que compartilha dicas práticas para a hora das compras. Confira:

 

RTM: Quais dicas são essenciais na hora de comprar alimentos?

 

Eneida Ramos: Eu recomendo fazer um rascunho de um cardápio da semana (ou até mensal) e a partir disso, fazer uma lista de compras. Ir com a lista em mãos evita comprar em excesso, além de ser der uma boa e velha técnica para economizar.

 

Outra dica que dou é de buscar a economia por meio de escolhas sabias. Um exemplo: Em feiras livres, ir um pouco mais tarde pode ser uma alternativa boa e nos mercados, tem sempre o sacolão no meio da semana (às vezes de quarta ou quinta-feira). Já os itens estocáveis (arroz, feijão, farinhas) sugiro comprar em mercados atacadistas pois tem os melhores preços.

 

RTM: Especificamente os verdes... Há uma possiblidade de economizar e obter alimentos bonitos para um prato saudável?

 

Eneida: Sim! É bem possível. Uma sugestão que dou fora das feiras é de encontrar em sua cidade hortas orgânicas ou comunitárias. Aliás, se o consumidor se tiver um pedaço de terra em casa ou um vaso deixado em um local que bata sol, incentivo que plante ervas aromáticas (salsinha, cebolinha, orégano, hortelã). Se tiver mais espaço, por que não plantar árvores frutíferas? Também é uma forma de economizar.

 

R: Para quem já conhece um pouco mais sobre as compras de mercado e até mesmo os preços... Há alguma técnica em que o consumidor possa adquirir e até mesmo melhorar?

 

E: Sim, na hora de organizar as compras dentro de casa. Muitos esquecem, mas é importante, ao chegar do mercado, armazenar itens estocáveis como cereais, grãos, usando o sistema PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai). Trata-se de uma estratégia para colocar, por exemplo, um pacote de feijão que já estava na prateleira na frente, e o mais novo atrás. Assim, não correremos o risco de perder algum produto pelo vencimento. 

 

R: E no caso das carnes bovina, de frango e suína, primeira categoria afetada pelo aumento dos preços - há uma maneira de economizar no bolso e no prato?

 

E: Sim! Na verdade, comemos mais carne do que deveríamos. Para economizar e até ajudar na saúde cardiovascular (considerando que as carnes têm gordura saturada, colesterol e precisamos evitar excessos), recomendo fazer preparações que levem legumes junto.

 

Por exemplo: Abobrinha recheada com carne moída (pode usar a polpa da abobrinha e fazer render a carne). Pode fazer o mesmo com beringela e tomate.

Usar carnes (picadinho, moída, frango) para fazer refogados com legumes (chuchu, batata, cenoura, milho, tomate), é uma forma de incrementar no aspecto nutricional, e usar menos carnes. É bem interessante para pessoas que tem colesterol alto, ou pensam e precisam emagrecer. 

 

Sugiro também incluir mais ovo no cardápio. É uma proteína de excelente qualidade nutricional e bom preço. O ovo é o segundo melhor alimento (só perde para o leite materno). 

 

R: Tocando nesse assunto sobre carnes... Qual conselho você dá para quem deseja emagrecer e diminui o consumo delas?

 

E: Aconselho tirar um dia da semana para não comer carnes. É uma excelente estratégia para quem quer emagrecer e viver mais. Estudos tem mostrado que povos mais longevos (centenários) comem menos carne. Ou seja, o fato de as carnes estarem mais caras pode ser uma boa oportunidade para transformar a alimentação, incluir outros alimentos e reduzir o consumo. 

 

R: Existe algum alimento que seja acessível em valor e ao mesmo tempo bem saudável? Se sim, qual (quais)?

 

E: Frutas, verduras, legumes, cereais, a dupla arroz com feijão é uma das melhores combinações de nutrientes que existe. A aveia também é um cereal interessante, fonte de vitaminas, minerais, fibras que pode ser incluída em diversas preparações como: bolos, pães, salpicar em frutas e no cozimento do arroz.

 

R:  Por fim, pode dar dicas para os leitores de como montar pratos mais saudáveis. Quais alimentos você indicaria para fazer isso?

 

E:

  1. O prato deverá ser colorido. Faça um verdadeiro arco-íris no seu prato. Quanto mais cores, maior o equilíbrio nutricional.
  2. Inclua alimentos novos, diferentes para evitar a monotonia alimentar. Qual alimento que faz tempo que não come? Inclua na lista de compras e programe-se para deixar no cardápio dos próximos dias!
  3. Quanto mais próximo o alimento estiver da forma original melhor. Pratique a regra: descasque mais e desembale menos!
  4. Evite alimentos ultra processados. 

 

O dinheiro gasto com alimentação saudável será economizado na farmácia. Sendo assim, faça do alimento o teu medicamento. Construa a sua saúde nas escolhas diárias e acompanhe as dicas da “Mais Saúde”, aqui na Rádio Trans Mundial.

 

Ouça o Mais Saúde

 

 

 

Compartilhe