Notícias RTM

Cinco coisas que você precisa saber sobre o Dia da Terra

Lucas Meloni

 

 

Hoje, 22 de abril, é comemorado o Dia da Terra. A data, celebrada desde 1970, é uma forma de chamar a atenção das pessoas e de governantes em relação aos cuidados necessários com o meio ambiente. Por razão da data, a Rádio Trans Mundial separou cinco informações importantes sobre o Dia da Terra e decisões tomadas em prol do controle das mudanças climáticas. Confira:

 

1.   Reconhecimento pela ONU

Em 2009, durante a 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, o 22 de abril foi reconhecido como o Dia Internacional da Mãe Terra. Naquele encontro foi apresentado um documento que reconhecia a Terra e seus ecossistemas como a casa da população global e destacava que deveria haver um equilíbrio entre ações econômicas, ambientais e sociais.

 

2.   Liderança da Bolívia

A resolução aprovada durante a 80ª Assembleia da ONU foi liderada pela Bolívia e contou com apoio de mais de 50 países que são membros da organização.

 

3.   Década da Restauração

Em 2020, a ONU informou que o período entre 2021 / 2030 seria a Década da Restauração dos Ecossistemas. A ideia é promover debates e tratar sobre os impactos da extinção de espécies e da mudança climática na Terra.

 

4.   Metas

Em reunião na Cúpula do Clima, hoje (22), os Estados Unidos anunciaram que devem reduzir em 50% as emissões de gases que causam efeito estufa até 2030 e que, nos próximos anos, adotará medidas que remanejem as matrizes energéticas do país para fontes limpas e renováveis. O Brasil, por sua vez, destacou que pretende eliminar o desmatamento ilegal até o fim da década.

 

5.   Home do Google

O Dia da Terra é uma das datas / ocasiões com doodle especial feito pelo Google. Neste ano, ao clicar na arte, a pessoa é levada a assistir ao clipe “Earth Day 2021”, um vídeo que trata sobre a importância da arborização.

 

 

Compartilhe