Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

Igreja faz a diferença em meio à tragédia na Turquia

Por Lucas Meloni

24/02/2023, às 10h00 | Conteúdo atualizado em 24/02/2023, às 09h55

O terremoto de grande magnitude que atingiu a Turquia, a Síria e parte do Líbano deixou muitos mortos. Estima-se que mais de 50 mil pessoas tenham perdido a vida e mais de 120 mil estejam feridas. 


Em meio ao caos e ao luto, a missão Portas Abertas, uma das principais organizações cristãs a trabalhar com cristãos perseguidos, destaca a atuação e o apoio da igreja no acolhimento a quem precisa.


Portas Abertas conta a história de Mahmood (por questão de segurança, a identidade dele não será detalhada). Em apenas um minuto e meio, a vida dele foi reduzida a itens dentro de uma mochila. Ele vivia com a família na cidade de Malatya. Todos conseguiram fugir com o carro.


“Fui abençoado com uma esposa bondosa e duas filhas adoráveis. Vivemos na cidade de Malatya durante oito anos. Eu trabalhava e tinha uma vida simples com minha família. Nós morávamos em um apartamento construído há 20 anos”, contou Mahmood.  


Assim que sentiu os tremores, Mahmood juntou a esposa e a filha mais nova, de 8 anos, para saírem o quanto antes de casa. “Estávamos assustados com todo o caos. O que chamou minha atenção naquela situação foi a oração da minha filha mais nova. Ela disse: ‘Deus, o senhor não é nosso pai? O Senhor salvará minha família? O Senhor disse que é o nosso pastor. Por favor nos ajude!’”, comentou.


Em meio ao cenário de destruição, a família encontrou um abrigo em uma outra cidade. Havia dois quartos que abrigaram 12 pessoas cada. A preferência de ocupação do imóvel foi dada às mulheres. Os homens dormiam nos veículos para que houvesse mais espaço para crianças e esposas.


“Estávamos sem nossos documentos, sem dinheiro e, acima de tudo, éramos estrangeiros, por isso não recebemos ajuda para sair dali. Estávamos sem esperança, acreditando que seríamos abandonados”. Foi nesse momento que Mahmood entrou em contato com um cristão local que ajudou a família a alugar uma van com outras duas famílias para chegarem à igreja em Ankara.  


“A igreja se tornou nosso abrigo. Sentimos o alívio do frio, estresse e de todo o tormento que vivemos nos últimos dias. Pudemos ter uma noite de sono em paz na igreja. Quero agradecer a todas as irmãs e irmãos em Cristo que oraram por nós e estão enviando ajuda. Percebemos o amor como um só corpo de Cristo nesse momento”, disse.


Se você quiser saber mais sobre outros relatos e as ações da igreja a cristãos em meio ao terremoto registrado na região, acesse portasabertas.org.br.

Compartilhe