Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

Relatório Europa 2021 traz realidade missionária pós-pandemia

Por Lucas Meloni

22/09/2022, às 11h30 | Conteúdo atualizado em 22/09/2022, às 11h28

Elaborado por Jim Memory, membro da Missão Cristã Europeia (ECM), e diretor regional de Lausanne para Europa, o “Relatório Europa 2021 – Um Relato Missiológico” traz um panorama da realidade missionária no continente europeu pós-pandemia.

 

O levantamento é bem detalhado e traz informações importantes que baseiam a análise sobre a Europa. Memory apresenta dados atualizados sobre os cenários político, econômico, social e espiritual. 

 

O autor destaca, sobretudo, o avanço do islamismo pela Europa e a proporção crescente da parcela da população que se define dentro do grupo LGBTQIA+. Tudo isso, a partir dos impactos da pandemia da Covid-19, um dos eventos mais significativos desde as grandes guerras mundiais, que mudou muito a forma como as pessoas se relacionam.

 

Outro ponto valioso do relatório é o espaço dado para a análise ambiental. Baseado em pesquisas, Memory aponta, sobretudo, que, entre os cristãos mais jovens, a consciência está mais pautada em temáticas ecológicas. Ele ainda faz um alerta importante. “O que não fizemos por preocupação ambiental, foi-nos agora imposto pela Covid-19. Aprendemos a fazer muitas coisas virtualmente e poupámos dinheiro ao não viajar, reduzindo assim nossa pegada de carbono. Não percamos esta oportunidade de repensar a forma como fazemos a igreja, conferências e formação. Se o impacto das alterações climáticas na vida do ministério na Europa for como previsto, então as preocupações e iniciativas ambientais passarão da margem para a corrente dominante da missão na Europa à medida que o século avança”, destacou.

 

O relatório foi traduzido para diferentes idiomas (inclusive português). Para ler, basta acessar aqui.

Compartilhe