Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

O chamado para o ministério: pescadores de homens

Por Convidado(a)

26/08/2022, às 11h03 | Conteúdo atualizado em 26/08/2022, às 11h10

O ensino de Jesus e suas ações dão o perfil do discipulado que forja pescadores de homens, enviados em busca das ovelhas perdidas. O milagre da expansão do evangelho é a verdade que muda mente e conduta: “Arrependam-se, pois o Reino dos Céus está próximo” (Mt 4.17NVI). 

 

O Reino dos Céus é a completa dimensão dos elementos: todo governo está nas mãos de Deus (soberania) que liberta e preserva (salvação) e insere no Corpo de Cristo (igreja), cujo alvo final é o paraíso celestial (criação redimida). Jesus introduz este novo reino com novas perspectivas:

 

O novo ministro: elo entre Jesus e sua igreja. Após o chamado vem o preparo para tratar com a carência de discernimento espiritual, entendimento das sagradas letras, simpatia, humildade, perdão, oração perseverante e coragem. Elementos essenciais ao serviço.

 

O novo referencial: o Cristo e a magnitude de sua vida e poder, disposto a tornar pescadores com suas deficiências e superstições em instrumentos para a salvação de muitos. Jesus percorria a Galileia ensinando, pregando e curando.

 

A nova obra: serviço eficaz. Pregar é proclamar e profetizar. Ensinar é forjar e preparar. A cura confirma a mensagem, o Cristo e o Reino. As doenças cessavam ao som de sua voz e do seu toque. Endemoninhados, lunáticos e paralíticos foram libertos.

 

A nova comunidade: a realidade orgânica dos que foram salvos. Jesus atingiu a todos, sem distinção de raça ou nacionalidade. O Salvador do mundo colocou ordem no caos. Esta seria a obra e o ambiente daqueles novos pescadores de homens.

 

As boas novas se espalharam e o Reino chegou em todas as épocas e trouxe um novo horizonte: mudar a mente, movimento do velho para o novo, baseado em relacionamentos: com Deus, em devoção contínua; consigo mesmo, em definir sua própria identidade e missão; com o outro, em serviço contínuo, e com a criação, em cuidado, pois esta será redimida. 

 

Enfim, o cristão deve desenvolver dons com a real perspectiva: o alvo final de Deus é a implantação do seu Reino com poder e glória.

 

Marcos de Almeida é pastor da Igreja Bíblica Evangélica da Comunhão (Ibec) e professor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo e no seminário Servo de Cristo. Participou do Curso Básico de Teologia, projeto em parceria entre RTM e Teológica.

 

Compartilhe