Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

Harpa Cristã completa 100 anos

Por Lucas Meloni

01/07/2022, às 15h52 | Conteúdo atualizado em 01/07/2022, às 15h54

Em 2022, a Harpa Cristã, hinário oficial da igreja Assembleia de Deus, completa 100 anos. Marco da adoração pentecostal, a publicação evidencia a importância dos hinos até os dias de hoje para as comunidades de fé no Brasil. 

 

Renato Marinoni, pastor da Igreja Batista Metrópole, apresentador do #Adoração, programa da Rádio Trans Mundial em parceria com o Instituto de Adoração, Cultura e Arte (IACA), destaca que a Harpa teve grande contribuição na formação da memória musical de muitas pessoas. “A Harpa Cristã é o hinário oficial da maior denominação pentecostal do Brasil, a Assembleia de Deus. Com isso, embora não seja o primeiro hinário publicado no Brasil, é o hinário que formou a memória musical de milhões de pessoas ao longo desses 100 anos”, disse.

 

A Harpa traz hinos que são consagrados e muito conhecidos do público como, por exemplo, “A Mensagem da Cruz (Rude Cruz)”, “Em Fervente Oração” e “Conversão (Foi na Cruz)”. Alguns desses hinos se repetem, com algumas variações, em outros hinários. 

 

Marinoni destaca que os hinos, de forma geral, são fundamentais para a igreja atual. “Eles são parte da história que conta de onde viemos, a fé dos nossos pais, retratos de tempos passados que mostram como os fiéis se dirigiam a Deus em oração e adoração. Não há como viver um presente significativo isolado desta história. E, além disso, muitos desses hinos continuam sendo poderosas mensagens de adoração atualmente”, acrescentou.

 

Além das muitas contribuições para o passado da igreja, a Harpa é uma forma de inspiração para muitos talentos da música cristã contemporânea. “Eles nos ensinam a linguagem de adoração. Essa é uma genealogia linda. Começa nos Salmos, passa pelos hinos cristológicos da igreja primitiva, pelos cantos da igreja medieval, e finalmente pelo despertar da hinódia pós-Reforma. Os hinos são fonte de beleza, de poesia, de devoção. Há muita gente compondo hinos contemporâneos, vide os que são produzidos pelos Getty nos EUA que tem inspirado gente pelo mundo todo”, destacou. 

Compartilhe