Notícias RTM

Com mais acesso à internet em Cuba, cresce número de ouvintes de programas bíblicos

Lucas Meloni

Cuba já foi um dos países mais fechados do mundo, mas nos últimos anos algumas aberturas, sobretudo econômicas, possibilitaram que alguns serviços pudessem ser ampliados. Um deles é o acesso à internet. 

 

Esta mudança tem resultado no aumento do consumo de conteúdos bíblicos, como aponta uma prestação de contas recente feita pela Trans World Radio (TWR) Canadá, mantenedora do ministério RTM Cuba. 

 

Em um ano, foram 13 mil acessos ao site do ministério local. A maior parte das visitas (7,8 mil) é de moradores do país caribenho. O restante reúne pessoas dos Estados Unidos, França, Canadá e Holanda.

 

As 78 edições do programa “Mensagens de Fé e Esperança” disponibilizadas no site já tiveram mais de 4,1 mil downloads neste período. O ministério da RTM Cuba é dirigido por Alberto Gonzalez. Antes de ser líder da RTM local, ele já era ouvinte da programação lançada por sinal a partir da Ilha de Bonaire, onde fica o parque de transmissão da TWR.

 

Além de “Mensagens de Fé e Esperança”, a missão cubana produz “Nossa Casa”. Os programas são transmitidos a partir de Bonaire e compartilhada com estações de rádio locais. O Calendário de Oração do Ministério Mulheres de Esperança em espanhol também é distribuído para o povo cubano.

 

Covid-19

Assim como em todo o mundo, a pandemia da Covid-19 trouxe muitos desafios para o ministério local da RTM em Cuba. O mais evidente de todos é o preço dos itens e serviços, disse Gonzalez à TWR Canadá.

 

“A situação [COVID-19 e econômica] afeta os custos de produção de nossos programas. Todos os preços subiram extraordinariamente e a economia está em uma situação crítica. Os preços de tudo em Cuba subiram quase 500%. O que estamos pagando com eletricidade é terrível. Resumindo, vivemos em uma situação em que só Deus sabe o resultado. Estamos nas mãos do Senhor e sabemos que ele tem um plano melhor para todos nós", afirmou.


Leia aqui o conteúdo original (em inglês).

 

Compartilhe