Notícias RTM

Guia de Ação de Graças: oração de gratidão

Convidada(o)

"Deem graças aos Senhor, porque Ele é bom O seu amor dura para sempre!”- Salmo 136.1 


Você já percebeu que a gratidão aquece o coração?  Ela pode ser explicada como o reconhecimento por alguém que nos ajudou, nos favoreceu ou nos fez algum tipo de bem. Ela é abrangente e vem do fundo do coração. Podemos ser gratos pelos motivos mais variados possíveis. Aliás, é incrível ouvir o ponto de vista de cada um sobre a vida e os motivos de agradecimento. 

 

A gratidão é tão maravilhosa que consegue até mudar nosso humor, não por conter algo especial, mas por nos apontar àquele que é o doador de toda boa dádiva e todo dom perfeito: o nosso Pai. 

 

Quando começamos a enumerar todos os benefícios do Senhor em nossas vidas, a única resposta que podemos oferecer é louvor e adoração a Ele. Quantos presentes e favores imerecidos recebemos de sua mão, a começar pela salvação em Cristo Jesus! 

 

Por se tratar de algo tão sublime, fico feliz em saber que o Brasil dedica um dia de seu calendário à gratidão. Apesar de não ser feriado, a quarta quinta-feira do mês de novembro é Dia de Ação de Graças no nosso país. 

 

Sem dúvida que o tema merece destaque especial diariamente em nossas mentes e corações, entretanto, é bonito pensar que nesse dia, ou num dia neste mês, podemos juntar amigos e familiares e ter um tempo de celebração em que todos apresentam seus motivos de agradecimento a Deus por tudo o que Ele faz e acima de tudo por quem Ele é. 

 

Pessoalmente, comemoro a data há vários anos. As celebrações já tiveram vários formatos, jeitinhos e menus - desde o cardápio tradicional americano até um simples sanduíche bem brasileiro! O que torna a refeição especial são os motivos de gratidão compartilhados ali. Comecei quando ainda era solteira e até hoje essa data é muito especial. Alguns motivos de gratidão permanecem o mesmo, mas todo ano muitos outros vão sendo adicionados à lista.  

 

Celebrar essa data sempre é um momento de expectativa para os destaques de gratidão do ano! Como escolher apenas um ou dois em meio a tantos? E mais maravilhoso ainda é ouvir outros compartilhando seus agradecimentos, tantas vezes, em meio a mares tempestivos.

 

Se você ainda não comemora essa data ainda, posso sugerir que você comece essa nova tradição? 

  1. Você pode comemorar mais de uma vez e com mais de um grupo de pessoas. 
  2. Se você celebrar com uma refeição, enquanto compartilham o ‘pão’ compartilhem também suas expressões de gratidão.   
    E para fechar com chave de ouro, passe um tempo em oração só de gratidão a Deus por todos os motivos compartilhados. 
  3. “Como é bom cantar louvores ao nosso Deus! Como é agradável e próprio louvá-lo!”  Salmo 147.1

 

Susie Pek é coordenadora do Ministério Mulheres de Esperança RTM para o Brasil, América Latina e Caribe.

 

Compartilhe