Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

Guia de Ação de Graças: como se preparar para o momento de adoração

Por Convidado(a)

17/11/2021, às 13h09 | Conteúdo atualizado em 18/11/2021, às 13h06

Em novembro é comemorado o Dia de Ação de Graças. O evento, que acontece na última quinta do mês, tem como objetivo reunir familiares e amigos próximos para agradecer pelas coisas boas que aconteceram durante o ano.

 

A celebração não é tão popular no Brasil, mas é celebrada por algumas pessoas e comunidades. Já é o segundo ano consecutivo que a Rádio Trans Mundial adota a data em sua programação, divulgação e agenda.

 

Para este ano, a Trans Mundial convidou apresentadores para compartilharem orientações, dicas e conselhos para ouvintes que desejam se preparar para a ocasião.

 

Renato Marinoni, fundador do IACA (Instituto de Adoração, Cultura e Arte) e apresentador do programa #Adoração, da RTM, traz um passo a passo para o momento de louvor. Confira:


Rádio Trans Mundial: Antes de dar a parte prática, poderia falar o que significa adoração?

Renato: Em suma, a adoração é a resposta de alguém à revelação de Deus. A revelação de Deus produz transformação. Essa transformação, na prática, honra o que foi revelado de Deus e nos torna mais parecidos com ele. Isso é adoração. 


Como deve ser o momento de louvor e adoração no Dia de Ação de Graças?

De acordo com o livro de Romanos 1.18, a gratidão honra a Deus. O Salmo 100 diz que devemos entrar na presença de Deus com gratidão. Se tivermos consciência de quem somos e de quem Deus é, a gratidão é a única resposta adequada. 


Há um passo a passo para esse momento. Se sim, qual?

  1. Medite no que Deus fez no passado: o livro de Salmos traz vários exemplos dessa prática. O louvor está voltando no que Deus tinha feito na história de Israel. 
  2. Aqueça o coração com a esperança do que Deus fará no futuro: Às vezes colocamos nosso foco apenas no presente, quando, na verdade, somos chamados a proclamar o que o Senhor fez e fará. Devemos anunciar a esperança da restauração do novo céu e da nova terra.
  3. Aponte para a mensagem principal. As canções selecionadas devem guiar nossas mentes e corações para o nosso maior presente dado pelo Senhor: a vinda de Jesus que liberta e traz a mensagem do Reino de Deus.

 

Ao adorar, onde deve estar o foco de nossa atenção?

Sempre na grandeza e santidade de Deus. Sua santidade é tudo que o torna único. Logicamente, isso nos leva a ter uma percepção de nossa pequenez. Agradecemos a Deus porque sabemos que não merecemos sua graça. 

 

Por fim, separamos uma playlist com conteúdos sobre gratidão para você e sua família ouvir e acrescentar no momento de adoração. Ouça: 

 

Compartilhe