Notícias RTM

No Dia do Compositor, RTM destaca a importância da originalidade na composição cristã

Lucas Meloni

Nesta quinta-feira (7) é celebrado o Dia do Compositor. Para falar sobre a importância da boa composição na música cristã brasileira, a Rádio Trans Mundial, que conta com grandes compositores em sua relação de apresentadores, convidou dois deles para falar a respeito do que mais chama a atenção deles no processo de criar uma canção.

 

Originalidade

Para Stênio Marcius, apresentador do programa “Poemas e Canções”, o grande desafio para a composição na atualidade é a originalidade. “Conseguir passar a conhecida mensagem do evangelho de maneira diferente, nova, única, conforme a personalidade do compositor, sem seguir nenhum dos estilos que aí estão é uma tarefa desafiadora”, afirmou.

 

Ainda sobre a composição, Marcius ressalta que a mensagem cristã não pode ser deixada em segundo plano na composição. “Para mim, o que não pode faltar em uma canção cristã é exatamente a mensagem cristã. Ela tem que trazer de forma evidente que é uma música que anuncia a Cristo”, acrescentou.

 

Responsabilidade

Vavá Rodrigues, apresentador do “Regional do Brasil” e responsável por elaborar algumas das vinhetas da programação da RTM, fala sobre a responsabilidade que há na hora de desenvolver uma canção e o impacto dela na vida das pessoas. “Compor, para mim, é como se fosse estancar uma hemorragia. Ela sangra, sangra e, no momento que eu componho, ela para de sangrar. Mas, logo depois, ela volta a sangrar e eu preciso compor de novo porque compor é algo que me faz bem. É um ato de estimular as pessoas a ouvirem, a refletirem a se alegrarem ou a relaxarem. O meu papel e o meu desafio como compositor está em levar alegria às pessoas. Acho que Deus me chamou para isso. Quero levar poesia às pessoas através das minhas canções. O compositor deve sempre ter algo relevante para dizer. Algo que fique, que guarde. Faço músicas com refrões simples justamente para o pessoal ouvir, guardar e cantar junto”, disse.

 

Compositores da RTM

O público pode ouvir outros compositores na programação da RTM. Nelson Bomilcar comanda “Sons do Coração”, produção que reúne grandes músicas do universo cristão brasileira e fala sobre adoração e arte também. 

 

Já em “Palavra e Viola”, Vitor Quevedo traz a Palavra de Deus no contexto da riqueza da música caipira raiz. Ouça em nosso site ou procure pelo nome do programa nas principais plataformas de áudio.

 

Para ouvir mais

Em parceria com a revista Ultimato, a Rádio Trans Mundial lançou, em julho passado, a playlist “Assim diz o Senhor”, que reúne canções autorais de grandes compositores brasileiros, dentre eles, Stênio Marcius, que foram inspiradas em livros proféticos. Leia mais sobre a playlist no site de Ultimato. Para ouvir as canções, procure por “Assim diz o Senhor” no Spotify ou na Deezer.

 

Compartilhe