Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

Efeitos do relacionamento abusivo é tema do Fique Por Dentro

Por Beatriz Gonçalves

20/08/2021, às 17h54 | Conteúdo atualizado em 20/08/2021, às 17h58

A edição desta sexta-feira do "Fique Por Dentro'', programa jornalístico da Rádio Trans Mundial, abordou uma triste realidade presente em lares brasileiros: relacionamento abusivo.

 

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, durante o isolamento causado pela pandemia do novo coronavírus, os casos de violência doméstica cresceram 20% em 483 cidades.

 

As agressões vão além do físico. Existem a violência verbal, emocional, psicológica, sexual, financeira e até mesmo tecnológica.

 

Diante dessa situação, o Conselho Nacional de Justiça lançou o Programa Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica. A campanha incentiva mulheres vítimas de agressões a denunciarem violências por meio de um “x” na palma da mão em farmácias que adotarem a ação.

 

Ao ver a marca na palma da mão, o atendente tem o papel de acionar polícias Militar e Civil para assistência da vítima. O processo inteiro é feito sob sigilo e privacidade. 

O Conselho Nacional do Ministério Público, a Associação dos Magistrados Brasileiros, o Instituto Mary Kay e a Associação Brasileira de Rede de Farmácias e Drogarias são parceiras do programa.      

 

Susie Pek, coordenadora do Mulheres de Esperança RTM no Brasil, América Latina e Caribe foi convidada pela equipe do Fique Por Dentro para informar as sobre as formas de prevenção, identificação dos sinais de agressão e as maneiras eficazes de auxiliar vítimas.

 

Ouça o episódio completo:

 

Compartilhe