Notícias RTM

Rádio Trans Mundial lança ‘Poemas e Canções’, programa com apresentação de Stênio Marcius

Lucas Meloni

A partir do dia 9 de junho, o público passa a conferir na programação da Rádio Trans Mundial o programa “Poemas e Canções”, atração comandada pelo músico e compositor Stênio Marcius. Nesta entrevista, ele fala sobre a produção, o que as pessoas podem esperar para as edições e faz uma análise a respeito do universo da música cristã brasileira. Leia os principais trechos a seguir.

 

RTM – Como surgiu a ideia do ‘Poemas e Canções’? 

Stênio – Quando a RTM me propôs fazer um programa semanal de 20 minutos, eu, imediatamente, pensei no tema da composição porque eu estava mexendo neste assunto já há algum tempo e estava dando aula, na internet, sobre. Foi muito natural essa sugestão de abordar todos os aspectos relacionados à composição da música cristã. 

 

Qual é o objetivo do programa?

O objetivo do programa é, além de trazer dicas e caminhos e falar de experiências a respeito de composição, tratar tudo sobre música no Brasil e, sobretudo, na igreja. A gente vai falar sobre a música no culto. O programa vai ajudar a orientar os irmãos que trabalham com música a se preocuparem mais com a mensagem bíblica, de modo que as canções tenham letras centradas na Bíblia e que a glória de Deus esteja acima de tudo. O público também pode esperar, de certa forma, uma abordagem geral sobre o universo da música cristã.

 

O que está sendo preparado para o primeiro episódio?

O primeiro programa traz uma das coisas mais importantes relacionadas à questão da música: a originalidade. Pensei que nesses tempos em que vivemos, a música tem girado em torno dela mesma, no sentido de que elas parecem muito iguais, não só na linha melódica, mas também nas letras. Então, nós precisamos enfatizar a importância da originalidade. Ninguém faz tudo igual. Cada compositor deve, naturalmente, buscar que música há em seu coração e o que ele tem a contribuir com o Reino de Deus com o jeito único que ele cria por ter sido criado assim por Deus. A originalidade deve ser a norma em nosso meio.

 

De que forma a música cristã e a adoração impactam na realidade da Igreja?

Impactam muito porque grande parte da nossa espiritualidade é construída a partir das músicas que a gente canta durante toda a vida e leva no coração. Essa forma de louvor e adoração não é a única porque adoração é tudo o que a gente faz no dia a dia, mas a música é uma forma especial que Deus nos concedeu de adorá-lo. Neste caso, a música pode ser uma bênção ou não na vida do crente, a depender do tipo de música que a igreja canta.

 

Quais são os fatores principais no processo de composição?

São vários. Posso destacar o conhecimento da língua, o conhecimento da poesia, a prática do escrever, o conhecimento da Bíblia e o mais importante, disparado, é o compositor ter um coração ardente e uma necessidade incontida de fazer aquela música para a glória de Deus. Por outras palavras, a pessoa de Cristo tem que ser tão bela ao coração do compositor que ele não pode deixar de expressar o que ele sente.

 

O programa vai apresentar ferramentas que podem ser aplicadas por músicos em suas igrejas locais?

Traremos, com certeza, ferramentas adequadas ao compositor de música cristã. A ideia é trazer dicas, lugares e livros por meio dos quais ele poderá se aprofundar na questão das composições e, principalmente, além dessa parte técnica, a principal coisa que pode ajudar é, mais uma vez, a orientação para que sejam escritas canções bíblicas para que a gente volte a colocar Cristo no centro do louvor congregacional.

 

Quais são os pontos indispensáveis para se compreender bem a letra de uma canção?

Acontece muito de as pessoas, ao ouvirem uma música cristã, acharem que ela é realmente cristã porque, em algum momento, falou de Deus ou porque alguém falou ‘aleluia’ ou ‘glória a Deus’. Em outras palavras, pelo simples fato de ter usado chavões evangélicos. Isso não prova nada. A música é cristã quando ela tem um conteúdo definido e aponta para Cristo, fazendo com que a Igreja pense na glória de Deus. As pessoas precisam prestar atenção no que a música está dizendo. De que texto ela parte? Qual a doutrina que ela está abordando? Ela realmente está colocando Deus no centro de tudo? A verdade é que muitas músicas, embora falem de Deus, estão centradas no homem, nos seus desejos, nos milagres e nas bênçãos que ele quer.

 

Para assistir

Live de lançamento do “Poemas e Canções”

Na sexta (4), às 14h30, a RTM faz uma live especial com Stênio Marcius para marcar a estreia do programa apresentado pelo músico. A transmissão será via página da Trans Mundial no YouTube (www.youtube.com/RadioTransMundial). Além de falar sobre o programa, o apresentador vai interagir com o público e responder perguntas enviadas pelos espectadores.

 

Para ouvir

“Poemas e Canções”

Estreia: 9 de junho de 2021 (quarta)

No ar: Toda quarta, às 17h30 (horário de Brasília), com reprises aos sábados, às 9h30, e aos domingos, às 20h45.

Ouça pelo site transmundial.org.br.

Compartilhe