Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Blog do Mulheres de Esperança

Pensamentos voam alto

Por Susie Pek

30/04/2021, às 13h38 | Conteúdo atualizado em 30/04/2021, às 13h50

A canção antiga já dizia: “O pensamento parece uma coisa à toa, mas como é que a gente voa quando começa a pensar?”  E não é verdade? Em questão de segundos nossos pensamentos tomam rumos tão distintos que fica até difícil saber como chegamos ali. Quantas vezes, começamos pensando em como vai ser nosso dia, e, em pouquíssimo tempo, já estamos lembrando de alguma história que é capaz de nos fazer sorrir ou chorar.

 

É fascinante imaginar que algo tão abstrato seja tão concreto. Em nossa mente fazemos conta, planejamos o dia, produzimos conteúdos e muito mais.  Por serem tão complexos, nossos pensamentos merecem uma atenção especial. É fácil nos deixarmos levar por pensamentos pessimistas ou nutrirmos conversas fictícias com tons ásperos. Quem nunca começou um ensaio de um diálogo difícil em sua mente e acabou morrendo de raiva da pessoa com quem ‘conversou’? A intenção era estar preparada para uma conversa mais delicada. O problema é que não imaginamos apenas o que vamos dizer... presumimos qual será a resposta da pessoa, que normalmente não é agradável, e assim, o ensaio mental se transforma numa briga cheia de ressentimento e mágoa. E como tudo é tão real, somos capazes de esquecer que não passou de imaginação e não queremos ver a pessoa pintada de ouro na nossa frente!  Outras vezes nos deparamos com um problema e começamos a pensar em como lidar com ele. Em apenas alguns minutos, passamos a imaginar todos os desdobramentos que aquele problema pode ter.  Aí, o que começou ‘pequeno’ toma uma proporção gigantesca e ficamos angustiados com cenários inexistentes.

 

Os nossos pensamentos influenciam nossos sentimentos diretamente. Portanto, é importante lembrar que se o que penso não reflete a verdade, então o que sinto não reflete a realidade! Assim, precisamos cuidar bem da nossa mente. Em Filipenses 4 encontramos um versículo que nos ajuda no processo dos pensamentos: “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas!” Essa passagem tão conhecida é também tão profunda. Convide seus pensamentos a passarem pela peneira sugerida nesse versículo: Seus pensamentos são verdadeiros? São nobres? São corretos? Puros? Amáveis? Se passarem pela peneira merecem nossa atenção. Se escorregarem em algum desses itens não dê lugar para eles.  Não vão te fazer bem! Podemos encher nossas mentes com tanta coisa boa: leitura de livros especiais, cursos que somam à nossa vida, conversas profundas com amigos queridos, e, acima de tudo, deixar que a palavra de Cristo habite ricamente em nossas mentes e corações.

 

No profundo amor do Senhor,

 

Susie Pek – Coordenadora do Mulheres de Esperança RTM Brasil, América Latina & Caribe

Compartilhe