Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Blog do Mulheres de Esperança

Estou com medo

Por Susie Pek

11/12/2020, às 12h30 | Conteúdo atualizado em 07/05/2021, às 21h36

Todos os dias, milhares de pessoas ao redor do mundo experimentam um sentimento em comum: o medo! A lista de medos é extensa e conta com diferentes intensidades. Ela vai desde o medo “bobo”, até o medo que domina e paralisa. Você já fez a lista dos medos mais comuns? Entre tantos, separei alguns: medo da violência, do fracasso, de decepcionar as pessoas, de casar, de ficar solteiro, de engordar, de enlouquecer, de perder o emprego, de adoecer, de perder familiares sem chance de despedida, de barata, de andar de avião, de palhaço, de amar, de mudanças e assim por diante. Alguns medos batem à porta e logo vão embora… Outros encontram lugar em nosso coração e passam a nos dominar.  Nem sempre sabemos lidar com eles, porque temos medo de contar o que estamos sentindo para alguém e não sermos compreendidos.

 

Esse assunto me faz pensar numa situação vivida pelos discípulos de Jesus. Eles sentiram muito medo. Tudo começou quando Jesus os convidou para atravessarem o mar da Galileia. Durante a viagem, um forte vendaval se levantou e ondas se lançavam sobre o barco. A tempestade era tão forte que enchia o barco de água. Os discípulos ficaram extremamente agitados e pensavam que iriam morrer. Mas, imagine só, em meio a toda essa agitação, Jesus dormia! Seus discípulos inconformados com a tranquilidade de Jesus resolveram acordá-lo e perguntaram “Mestre, não te importas que morramos?” O que eles estavam dizendo de verdade era: “O Senhor não se importa com o que possa nos acontecer?” Não é assim que nos sentimos quando uma situação nos causa pavor? Parece que Deus não se importa com o que estamos vivendo e sentindo! Contudo, a história não para na pergunta dos discípulos.  O relato nos diz que a resposta foi instantânea! Jesus, imediatamente, se levantou e revelou seu poder e amor ao repreender o vento e ao dizer ao mar: “Aquiete-se! Acalme-se!” O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. Depois de aquietar o mar e os ventos Jesus perguntou aos seus discípulos “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?” Os discípulos então ficaram apavorados e admirados ao perceberem que até o vento e o mar obedeciam a Jesus e disseram: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Marcos 4. 35-41)

 

Eles ainda não tinham total compreensão de quem era Jesus, mas nós sabemos que Ele é o “Deus Emanuel” – “Deus conosco”, capaz de aquietar os ventos fortes e tormentas no mar da nossa vida e nossa alma. Nenhum barco que navega por muitos anos escapa deles. Nossas vidas são pequenos barcos num majestoso mar. O Senhor conhece o nosso mar e o barco que representa cada um de nós! Ele é o único que pode acalmar a tempestade e nos dizer: “Aquietai-vos e sabeis que eu Sou Deus!”  Quando sentir medo, faça como o salmista: “Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti.” (Salmo 56.3)

 

No amor do Senhor,

Susie Pek – Coordenadora do Mulheres de Esperança RTM Brasil & América Latina

Compartilhe