Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Blog do Mulheres de Esperança

É hora de reavaliar

Por Susie Pek

17/12/2021, às 19h23 | Conteúdo atualizado em 17/12/2021, às 19h27

Se em 2020 tive a sensação de que o ano teve 689 meses, em 2021 tenho a impressão contrária. Ontem era janeiro e hoje já é dezembro! E em poucos dias um novo ciclo se inicia.  

 

Fim de ano é um momento conhecido pela correria e retrospectivas. A mídia faz o retrospecto dos eventos mais importantes e mais comentados do ano. As redes sociais recapitulam nossos posts mais amados, e a antiga canção natalina nos convida a uma reflexão: “Então, é natal e o que você fez?” Será que na sua cidade essa música toca em todas as lojas também?

 

Uma amiga me enviou um “meme” que fazia menção a esse questionamento. O post dizia: “Então é Natal e o que você fez?” A resposta me fez rir: “Fiz o que deu!”. E alguém acrescentou: “E já foi muito!!”  E não é assim que muitos se sentem ao fim de um ano tão duro quanto esse? Brincadeiras e “memes” à parte, essa é a época da avaliação. Hora de ponderar sobre os pontos altos e baixos, positivos e negativos. O que realizamos? Alcançamos nossos objetivos? Amadurecemos? Esse balanço é um processo trabalhoso e valioso.

 

Para que haja crescimento em qualquer área de nossas vidas precisamos saber o que deve ser refinado. Se fizermos uma análise bem sincera, vamos encontrar pontos que estão indo muito bem, outros que precisam de bastante atenção e outros que estão desastrosos! Uma vez feito isso, partimos em direção ao estabelecimento de metas para o próximo ano. Considero essa avalição importante, por isso, não só faço a minha, como também ouço a de pessoas próximas. Cada uma traz um elemento novo que vale a pena ser considerado. E por falar nisso, gostaria de propor um item para nossa reflexão: a renovação da nossa mente. Tudo começa em nossos pensamentos, por isso, esse ponto merece uma atenção especial. Podemos considerar essas perguntas: “Como está a qualidade dos meus pensamentos?”, “Quais são os assuntos que mais ocupam minha mente?”, “O que define minha cosmovisão?”, “Quais são as minhas referências?” “Tenho sido justa na minha percepção do próximo e suas ações?”

 

A palavra de Deus é fonte inesgotável de sabedoria e instrução, além de ser muito prática. Em Filipenses 4.8 encontramos um checklist maravilhoso para garantir uma mente saudável: “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.”  

 

Uma avalição maravilhosa para todos nós!

 

No amor do Senhor,

 

Susie Pek – Coordenadora do Mulheres de Esperança RTM Brasil, América Latina & Caribe

Compartilhe