Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Blog do Mulheres de Esperança

Encontrando Esperança para hoje

Por Susie Pek

30/09/2021, às 15h52 | Conteúdo atualizado em 30/09/2021, às 16h09

                 

                                         “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos” 

                                                                      Heb. 11:1

 

“Só na escuridão você consegue ver as estrelas.” - Martin Luther King Jr.

 

Vários anos atrás, entrei numa sala cheia de líderes que prestavam atendimento a vítimas de tráfico sexual na Índia. Elas haviam se reunido para um retiro de quatro dias para aprender sobre como trazer a restauração em Jesus e cuidar das sobreviventes de trauma e abuso sexual grave.

 

Quando comecei a primeira sessão, notei uma jovem ‘miudinha’ sentada no fundo da sala com os braços cruzados e uma expressão que dizia: “Você não tem nada a me ensinar. Eu nem te conheço. " Conseguia sentir a tensão no ar e, após alguns minutos em minha primeira sessão, parei a apresentação e perguntei ao grupo o que estavam sentindo. Após vários minutos de silêncio, cada uma começou a compartilhar palavras como dor, tristeza, fadiga, raiva, fome, perda e desespero. Isso partiu meu coração, mas percebi que essas “líderes” precisavam de mais do que uma apresentação sobre como dar esperança aos outros. Elas mesmas precisavam de esperança!

 

Comecei a conduzi-las em oração e adoração o que proporcionou um ambiente seguro para compartilhar com Deus e uns com os outros a dor que estavam sentindo. Isso tudo se transformou em muitas horas de lágrimas, silêncio e orações de partir o coração. O que surgiu foi a compreensão de que essas líderes eram sobreviventes que haviam encontrado a luz da esperança em Jesus em meio às trevas de seus próprios corações.

 

Mesmo quando as nuvens mais escuras cobrem o céu, sabemos que ainda há um sol e uma lua que brilham além deles. Deus nunca está muito longe de nossos momentos mais sombrios. A jovem líder no fundo da sala tinha uma história muito sombria e ela nunca havia considerado o que a esperança faz em meio à escuridão.

 

Quando menina ela viu seu próprio pai atear fogo em sua mãe o que a levou à morte. Quando seu pai se casou novamente, a madrasta da menina a colocou na rua. Por vários anos, ela ficou presa no tráfico e abuso sexual nas ruas da Índia até ser resgatada aos 18 anos pela organização para a qual trabalhava. Desde que foi resgatada, seu coração estava determinado a tirar crianças das ruas da Índia. Ela nunca parou para pensar que havia um Deus que a amava. Ela nunca considerou que houvesse uma maneira de encontrar perdão e paz em seu coração. No entanto, Deus interveio quando ela menos esperava - em um retiro liderado por uma estrangeira.

 

Não podemos perder a esperança! Só Deus sabe o que é necessário para encontrar esperança duradoura dia após dia. Todos os dias, temos a oportunidade de oferecer uma palavra de encorajamento, um lugar seguro ou apenas uma mão amiga para alguém que precisa encontrar esperança ao compartilhar sua escuridão e dor conosco. Todos os dias, podemos decidir em nossos corações a confiar no Senhor e acreditar que Deus está trabalhando neste mundo para levar esperança em Jesus às mulheres ao redor do mundo de todas as idades. No entanto, Deus quer usar você e eu para levar essa mensagem aos outros por meio de nossa fé, palavras e ações.

 

Determinemos em nossos corações a ter fé e esperança hoje! A não temermos as trevas em nossa própria vida ou na vida dos outros, porque acreditamos que temos a luz de Jesus vivendo em nós, a luz que traz esperança para a eternidade.

"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".

Mateus 5.14-16  

 

Nele nossos corações se alegram, 

 

Dra. Peggy Banks - Diretora Global do Mulheres de Esperança RTM 

 

 

 

Compartilhe